terça-feira, 6 de março de 2012

Contaminados pelo mundo

Oi, galera! Quais são os problemas que você encontra em sua igreja? Falta de compromisso, discussões, divisões, disputas, "panelinhas", pessoas querendo aparecer, pessoas impondo ideias e querendo prevalecer com suas ideias, pessoas que faltam nos compromissos marcados, entre outros? Você identificou algum problema de sua igreja na lista? Provavelmente, sim! Mas, você se identificou como alguém que comete alguns deste problemas? Cuidado, pois o coração é enganoso, e enxergamos com lente de aumento o erro dos outros, mas os nossos erros... bem, achamos que nem cometemos erros, que somos perfeitos, isto só agrava a situação e torna o problema insolúvel.
Veja que a maioria dos problemas são causados pela contaminação de nossas vidas por padrões mundanos! No meio secular, somos incentivados a sermos os melhores, a nos sobressairmos, a vencermos, a disputar, a fazer marketing pessoal, a ser ganancioso, a liquidar a concorrência, a atropelar os obstáculos (sejam empresas, instituições, ideias ou pessoas). Erroneamente, estamos trazendo estas ideias para dentro da igreja, estamos trazendo o mundo para igreja.
Chamei, primeiramente, a atenção para dentro de uma única igreja, pois independente de uma congregação ser grande ou pequena, já deve ter percebido este problema. Mas isto também acontece em outros níveis. Na denominação, igrejas disputando com outras igrejas dentro de uma mesma denominação. Interdenominacional, denominações disputando para ter mais membros, mais programas de rádio, disputando horário na TV. Quantas igrejas esfolam suas ovelhas, pedindo dinheiro e mais dinheiro, é dízimo, trízimo, campanhas e mais campanhas, ofertas e patrocínio. Mas este quadro maior só muda se a mentalidade dos crentes mudar, ou seja, é na igreja, na congregação, no pequeno, onde a mudança deve começar. 
Vamos nos esforçarmos para descontaminar nossa igreja e nos tornamos motivos de honra e não de vergonha a Deus!

Versículo do dia: De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. (2 Coríntios 5:20)

2 comentários:

Dom Rafa disse...

Nem sempre os valores pregados são aplicados dentro das Igrejas; basta vermos os casos de Igrejas Evangélicas fraudulentas cobrando trízimos e Padres católicos que abusam de menores. Duvido que alguma Escritura pregue isso. Agora, talvez a causa seja o caminho inverso: não são os vícios mundanos entrando no ambiente da Igreja, mas sim os valores/virtudes sendo esquecidos pelo dito "mundo". Seguir o que é "correto" depende da boa fé de cada um de nós. Só uma opinião...

Projeto DEC disse...

Obrigado por comentar, Dom Rafa. Escrevi o este post justamente para chamar a atenção para isto que você colocou, que devemos aplicar o que é pregado e tomar a iniciativa de seguir o que é correto.
Que Deus te abençoe em nome de Jesus!